Quando Deus retira nossas escoras

Quando Deus retira nossas escoras.

Em Isaías 2:22, Deus diz: “Parem de confiar no homem, cuja vida não passa de um sopro em suas narinas. Que valor ele tem?”. Então, no versículo seguinte, Deus diz que está retirando do seu povo o sustento – as coisas externas das quais eles dependem. Qual a razão? Ele quer que o seu povo confie nele.

O que acontece conosco quando nossas escoras são retiradas de debaixo de nós? Descobrimos em que ou em quem realmente estamos nos apoiando, onde estamos de fato arraigados e firmados. Deixe-me dar um exemplo.

No campo existem pequenos brotos que um dia crescerão e se tornarão árvores. Essas pequenas plantas não tem forças ou raízes ainda, e são tão pequenas e fracas que geralmente há varas colocadas ao seu redor como apoio para mantê-las de pé. Sem essas varas para segurá-las, elas seriam destruídas quando o vento e a chuva vierem.

É assim que somos como novos convertidos. Quando começamos a nossa caminhada com Deus, precisamos de um sistema de apoio, algo para nos ajudar a ficar de pé e a nos conservar retos e fortes. Precisamos de pessoas ao nosso redor para nos manter estudando a bíblia, orando e buscando ao Senhor. Se não tivermos esse sistema de apoio quando as tempestades da vida vierem contra nós, elas nos destruirão.

Nosso sistema de apoio pode ter muitas formas, mas seja como for, mais cedo ou mais tarde Deus vai começar a retirá-lo, removendo as escoras de debaixo de nós. Nossas escoras podem ser coisas que obtemos satisfação – coisas como cantar, tocar um instrumento, ser parte de algum grupo da igreja, ou ser um líder ou um pastor reconhecido no ministério. Então, de repente, seja lá por que razão for, perdemos essa posição ou o Senhor exige que abramos mão dela. É então que descobrimos o quanto do nosso senso de valor depende das coisas que estamos fazendo.

Para crescermos e desenvolvermos, Deus as vezes precisa retirar tudo que colocamos a nossa segurança, tudo! Exceto Ele. Isso acontece porque Ele é um Deus de restauração. Ele restaura nossas mentes, nossas emoções, nossas almas e nossa saúde. Quando começamos a recuperar um imóvel antigo belo e caro, primeiro temos que retirar a velha pintura antes de aplicarmos um novo acabamento. Temos de lixa-lo para que a nova aplicação possa se fixar. Se você está passando por esse processo, não se irrite. Coopere com Deus enquanto Ele faz a obra.

O Senhor através da sua palavra vem nos ensinando e falando nos mostrando princípios divinos. O Salmo 92:12-15 nos diz:  “Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro do Líbano;  plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus. Mesmo na velhice darão fruto, permanecerão viçosos e verdejantes, para proclamar que o Senhor é justo. Ele é a minha rocha; nele não há injustiça”. O salmista inspirado pelo Espirito Santo, compara o justo ao cedro do Líbano! “Crescerá como cedro do Líbano”. É fácil para nós termos uma ideia de uma palmeira, mas nos ocidentais, temos certa dificuldade de imaginar um cedro do Líbano. Esta árvore chega a atingir cerca de 30 metros, é largamente empregada nas edificações, tanto por sua resistência quanto pela beleza de sua madeira; de modo que neste salmo o escritor dá ênfase ao crescimento do cedro. Esta árvore simboliza a força, raízes profundas e vigor. O cedro do Líbano leva 3 anos aprofundando as suas raízes e em seguida começa a crescer. Nesta palavra, o Senhor nos ensina que devemos primeiro firmarmos nossas raízes espirituais e ai naturalmente cresceremos na sua presença. Temos um Deus zeloso e amoroso, que requer de nós compromisso e fidelidade! Somos chamados para uma grande obra, e o Senhor, o Deus todo poderoso, sabe aplicar em nós a metodologia certa para que se cumpra os seus propósitos.

Não seja como um broto agitado violentamente pelo vento porque suas escoras foram retiradas.  Confie no Senhor! E não permita que nada e ninguém ocupe no seu coração, o lugar que exclusivo dele.

Lembre-se: Independentemente do que Deus retire de você ou exija que você abra mão, Ele lhe dará mais do que você tinha anteriormente, e tudo será melhor do que antes.

Com Carinho,                                                                                                                                                 assinatura

.